-
Arquitetos: Three Sixty Architecture
- Área: 290 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Simon Devitt
-
Fabricantes: Bradfords Precast, Escea, GRAPHISOFT, Nelson Pine, Trendz
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia deste projeto em Wanaka era fornecer uma alma à casa, que pudesse se expandir e contrair com o fluxo e refluxo da família e convidados. A casa é composta de duas formas fortes de telhado inclinado, conectadas por várias formas de telhado plano flutuando embaixo. Os elementos do telhado inclinado correm de leste a oeste em harmonia com o local, maximizando as vistas e o ganho solar. A entrada blindada de madeira leva a um calçadão coberto até a porta da frente giratória de vidro. Ao entrar, o teto aumenta dramaticamente para seguir a linha do telhado.
Após o lançamento inicial no grande espaço principal, os visitantes são recebidos com uma parede íntima de painéis de madeira verticais - uma entrada tridimensional de textura que leva a um espaço de cozinha e sala de jantar, cheio de luz natural e vistas majestosas. As áreas de estar compartilham uma lareira de gás de dupla face e têm grandes portas de correr que cercam o aspecto norte e sul para se abrir para as vistas ou proteger dos ventos predominantes. O elo de vidro que leva à ala de convidados é emoldurado a oeste por um espelho d'água com rochas ao ar livre.
No lado leste, grandes portas de correr abrem para uma área de entretenimento ao ar livre, com vistas da casa para as montanhas. A paleta de materiais foi selecionada com cores e tons que funcionam em harmonia com o ambiente ao redor. Painéis Thermomass, aço Corten e madeira carbonizada no exterior, passando por uma mistura de madeiras e tons quentes e neutros no interior. Portais de LVL e de madeira serrilhada formam a espinha central do edifício principal, atraindo os olhos para cima e para a frente, até as extremidades duplas com vidros triplos, onde são visíveis vistas das colinas circundantes.
Sustentabilidade
Os princípios consagrados da boa orientação da implantação e de um envelope com inércia térmica, combinado com a mais recente tecnologia e um projeto que preza pelo ambiente circundante, são os principais fatores de sustentabilidade para esta casa. Um sistema combinado de aquecimento de inslab e bomba de calor de água quente é alimentado por 5kWh de painéis fotovoltaicos discretamente posicionados. O uso e o posicionamento adequados do concreto Thermomass e as grandes aberturas envidraçadas permitem o aquecimento e o resfriamento naturais o máximo possível, permitindo que a casa funcione a um custo muito baixo.